O estudo do coma compõe um dos mais fascinantes capítulos da neurologia, pois – ao permitir que se identifiquem e interpretem anormalidades em um paciente que não pode expressar suas queixas – empresta à medicina o caráter dual de Arte, enquanto Ciência.
Este módulo se inicia a partir da revisão de alguns tópicos das aulas anteriores, fundamentais para a compreensão do estudo do coma e termina com o entendimento de que não se pode resumir o exame do paciente comatoso ao escore final da escala de Glasgow, um dos erros mais comuns dos profissionais da saúde.
Compõem este módulo explicações sobre:
-A Consciência e sua Manutenção.
-A Origem do Coma.
-Exame do Ritmo Respiratório.
-Exame das Reações Pupilares.
-Exame dos Reflexos do Tronco Cerebral.
-Escala de Coma de Glasgow.
Tipo | Título da Atividade |
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1. Introdução | |
1.1 Revisão de Tópicos: Movimento Voluntário, Reflexos Pupilares, Linguagem. | |
1.2 A consciência e sua manutenção. | |
1.3 Teste de Wada | |
1.4 Origem do Coma | |
2. Exame do Ritmo Respiratório | |
2.1 Ritmo de Cheyne-Stokes | |
2.2 Hiperventilação Neurogênica Central | |
2.3 Respiração Apnêustica | |
2.4 Respiração Atáxica | |
2.5 Sistematização das Informações: Nunca Esqueça! | |
3. Exame das Reações Pupilares | |
3.1 Via da Midríase | |
3.2 Sistematização das reações pupilares de acordo com o local da lesão. | |
3.3 Sistematização das Informações: Nunca Esqueça! | |
4. Exame da Movimentação Extra-ocular | |
4.1 Movimentação Ocular Errante ou Olhar em Varredura | |
4.2 Desvios Conjugados do Olhar | |
5. Exame dos Reflexos do Tronco Cerebral | |
5.1 Reflexo Córneo-Palpebral | |
5.2 Reflexos Óculo-Cefálico e Óculo-Vestibular | |
5.3 Reflexo Oculo-Cardíaco | |
6. Exame de Reações Motoras | |
6.1 Lesão Diencefálica | |
6.2 Lesão Mesencefálica | |
6.3 Lesão Pontina ou Bulbar Superior | |
7. Escala de Coma de Glasgow | |
7.1 Consideração Luciais - Aplicação da Escala | |
7.2 "Limitação" da Escala quanto à Resposta Motora | |
7.3 "Limitação" da Escala quanto à Resposta Verbal | |
7.4 "Limitação" da Escala quanto à Abertura Ocular | |
7.5 "Limitação" gerais da escola 7=7? | |
7.6 Sistematização das Informações: Nunca Esqueça! |
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