O curso completo de Neurologia acompanha todos os 7 módulos dos cursos de Neurologia:
MÓDULO 1: DE EXAME NEUROLÓGICO I – MOVIMENTO
O estudo de qualquer doença do sistema nervoso pressupõe a familiaridade com a semiologia neurológica, a correta execução das manobras de exame neurológico e, fundamentalmente, a identificação e a correta interpretação do significado dos sinais de anormalidade neurológica.
MÓDULO 2: EXAME NEUROLÓGICO II – SENSIBILIDADE, NERVOS CRANIANOS E LINGUAGEM
O estudo de qualquer doença do sistema nervoso pressupõe a familiaridade com a semiologia neurológica, a correta execução das manobras de exame neurológico e, fundamentalmente, a identificação e a correta interpretação do significado dos sinais de anormalidade neurológica.
MÓDULO 3: COMA
O estudo do coma compõe um dos mais fascinantes capítulos da neurologia, pois – ao permitir que se identifiquem e interpretem anormalidades em um paciente que não pode expressar suas queixas – empresta à medicina o caráter dual de Arte, enquanto Ciência.
MÓDULO 4: CEFALEIAS
Dor na cabeça é a primeira anormalidade que vem à mente quando se pensa em Neurologia. A cefaleia pode ser primária ou manifestação secundária a uma doença de base, razão que leva os pacientes – compreensivelmente – à ansiedade e os profissionais – frequente e injustificadamente – à confusão.
MÓDULO 5: ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL
A doença cerebrovascular está em primeiro lugar entre as causas de morte e incapacidade no mundo inteiro. Por esta razão, é obrigatória a familiaridade dos profissionais de saúde com as afecções cerebrovasculares, tal qual com doenças globalmente distribuídas como diabetes, insuficiência coronariana e as cefaleias.
MÓDULO 6: TRAUMATISMO CRÂNIO-ENCEFÁLICO
O principal responsável pela incapacidade e morte em pacientes jovens no mundo inteiro é o Trauma, em todas as suas variedades. Nesse contexto, o trauma craniano, em particular, é o principal determinante de morbi-mortalidade, alterando o destino desta população em plena idade produtiva, de famílias, bem como da economia e da previdência social dos países em que prevalece.
MÓDULO 7: NEURORRADIOLOGIA: CORRELAÇÃO ANÁTOMO-RADIOLÓGICA
Para a total compreensão da semiologia neurológica e, consequentemente, da Neurologia enquanto especialidade, é fundamental o domínio de noções básicas de neuroanatomia, que poderão ser revisadas neste módulo.
Tipo | Título da Atividade |
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1. Exame Neurológico I: Introdução | |
2. Somatotopia e Diagnóstico Topográfico | |
3. Anatomia e Semiologia da Força Muscular | |
3.1 Bases Anatômicas | |
3.2 Semiologia da Força Muscular | |
4. Tônus muscular e Reflexos | |
4.1 Fisiologia, Fisiopatologia e Semiologia do Tônus e Reflexos. | |
5. Síndromes do Neurônio Motor Superior e Inferior | |
5.1 Sindrome do Neurônio Motor Superior | |
5.2 Sindrome do Neurônio Motor Inferior | |
6. Exame dos Movimentos Involuntários | |
6.1 Síndromes Hipertônicas-Hipercinéticas: Parkinsonismo | |
6.2 Síndromes Hipotônicas e Hipocinéticas: Coréia | |
7. Exame de Coordenação Motora | |
8. Breve Revisão de Exame Neurológico I | |
9. Exame de Sensibilidade | |
9.1 Sensibilidade Táctil, Vibratória e Proprioceptiva: o Sistema da Coluna Dorsal. | |
9.2 Sensibilidade Térmica e Dolorosa: O Sistema Ântero-Lateral. | |
9.3 Nível Sensitivo | |
9.4 Sindrome de Hemissecção Medular (Sindrome de Brown-Sequard) | |
9.5 Sistematização do Exame da Sensibilidade | |
10. Reflexo Foto Motor | |
11. Movimentação Extra-Ocular | |
11.1 Nervo Oculomotor, Movimentos Extra-Oculares, Síndrome do 3º Nervo. | |
11.2 Nervo Abducente, Movimentos Extra-Oculares. Síndrome do 6º Nervo. | |
11.3 Sistematização do Exame das Pupilas e da Movimentação Extra-Ocular. | |
12. Nervo Facial | |
13. Síndromes Alternas do Tronco Cerebral | |
14. Exame de Linguagem | |
14.1 Áreas de Broca e de Wernicke | |
14.2 Afasia de Wernicke | |
14.3 Afasia de Broca | |
15. Coma: Introdução | |
15.1 Revisão de Tópicos: Movimento Voluntário, Reflexos Pupilares, Linguagem. | |
15.2 A consciência e sua manutenção. | |
15.3 Teste de Wada | |
15.4 Origem do Coma | |
16. Exame do Ritmo Respiratório | |
16.1 Ritmo de Cheyne-Stokes | |
16.2 Hiperventilação Neurogênica Central | |
16.3 Respiração Apnêustica | |
16.4 Respiração Atáxica | |
16.5 Sistematização das Informações: Nunca Esqueça! | |
17. Exame das Reações Pupilares | |
17.1 Via da Midríase | |
17.2 Sistematização das reações pupilares de acordo com o local da lesão. | |
17.3 Sistematização das Informações: Nunca Esqueça! | |
18. Exame da Movimentação Extra-ocular | |
18.1 Movimentação Ocular Errante ou Olhar em Varredura | |
18.2 Desvios Conjugados do Olhar | |
19. Exame dos Reflexos do Tronco Cerebral | |
19.1 Reflexo Córneo-Palpebral | |
19.2 Reflexos Óculo-Cefálico e Óculo-Vestibular | |
19.3 Reflexo Óculo-Cardíaco | |
20. Exame de Reações Motoras | |
20.1 Lesão Diencefálica | |
20.2 Lesão Mesencefálica | |
20.3 Lesão Pontina ou Bulbar Superior | |
21. Escala de Coma de Glasgow | |
21.1 Consideração Iniciais - Aplicação da Escala | |
21.2 "Limitação" da Escala quanto à Resposta Motora | |
21.3 "Limitação" da Escala quanto à Resposta Verbal | |
21.4 "Limitação" da Escala quanto à Abertura Ocular | |
21.5 "Limitação" gerais da escola 7=7? | |
21.6 Sistematização das Informações: Nunca Esqueça! | |
22. Cefaléias: Introdução | |
22.1 Importância Clínica | |
22.2 Estruturas Sensíveis e Insensíveis a dor | |
22.3 Mecanismos da Dor | |
23. Cefaléias Primárias: Enxaqueca | |
23.1 Cefaléias Primárias: Definição | |
23.2 Enxaqueca ou Migrânea: Definição | |
23.3 Epidemiologia | |
23.4 Impacto Clínico e Social | |
23.5 Quadro Clínico | |
23.6 Critérios Diagnósticos | |
23.7 Fisiopatologia e Gatilhos | |
23.8 Migrânea e Eventos Isquêmicos | |
23.9 Tratamento e Profilaxia | |
23.10 Sistematização das Informações: Nunca Esqueça! | |
24. Cafaléias Primárias: Cafaléia tipo Tensional | |
24.1 Epidemiologia | |
24.2 Definição e Criterios Diagnósticos | |
24.3 Comorbidades frequentes | |
24.4 Fisiopatologia | |
24.5 Tratamento | |
24.6 Sistematização das informações: Nunca Esqueça! | |
25. Cafaléias Primárias: Cafaléia em salvas | |
25.1 Epidemiologia | |
25.2 Quadro Clínico | |
25.3 Critérios Diagnósticos | |
25.4 Fisiopatologia | |
25.5 Tratamento | |
25.6 Sistematização das informações: Nunca Esqueça! | |
26. Cafaléias Secundárias | |
26.1 Cafaléias Secundárias: Sinais Sugestivos | |
26.2 Cefaléia Secundária à Mal Formação de Chiari | |
26.3 Cefaléia Secundária a Tumores Intracranianos | |
26.4 Cafaléia e Seios da Face | |
26.5 Cefaléia e Alterações Oculares | |
26.6 Cefaléia e Hipertensão Arterial | |
26.7 Cefaléia e AIDS | |
26.8 Casos Clínicos | |
27. Acidente Vascular Cerebral: Generalidades | |
27.1 Importância Clínica: Frequência, Impacto e Relevância Médica | |
27.2 "The Stroke Syndrome" | |
27.3 Fatores de Risco | |
28. A.V.C. Isquêmico: Isquemia Cerebral | |
28.1 Fisiopatologia da Isquemia: o Dano Isquêmico | |
28.2 Quadro Clínico Geral | |
29. Infarto Aterotrombótico | |
29.1 Infarto Aterotrombótico: Fisiopatologia | |
29.2 Infarto Aterotrombótico: Características Clínicas | |
29.3 Infarto Aterotrombótico: Curso e Prognóstico | |
30. Infarto Embólico | |
30.1 Ataques Isquêmicos Transitórios | |
30.2 Infarto Embólico Fisiopatologia | |
30.3 Infarto Embólico Caracteristicas Clinicas | |
31. Patologia, Radiologia, Tratamento e Prognóstico da Isquemia Cerebral | |
32. A.V.C. Hemorrágico : Hemorragia Cerebral | |
32.1 Importância Clínica e Fisiopatologia | |
32.2 Localizações Preferenciais | |
32.3 Características Clínicas | |
32.4 Anatomia Patológica | |
32.5 Radiologia: Tomografica e Ressonância Menética | |
32.6 Curso e Prognóstico | |
32.7 Tratamento | |
32.8 Nunca Esqueça! | |
33. A.V.C. Hemorrágico : Aneurismas Cerebrais | |
33.1 Hemorragia Subracnóidea: Fisiopatologia | |
33.2 Hemorragia Subracnóidea: Caracteristicas Clinicas | |
33.3 Hemorragia Subracnóidea: Efeitos Clínicos Tardios | |
33.4 Aneurismas Cerebrais: Generalidades | |
33.5 Hemorragia Subracnóidea e Aneurismas: Radiologia | |
33.6 Tratamento Geral | |
33.7 Curso e Prognóstico | |
33.8 Nunca Esqueça! | |
33.9 Tratamento dos Aneurismas e das Complicações | |
34. Traumatismo Crânio-Encefálico: Introdução | |
34.1 Epidemiologia Global | |
34.2 Epidemiologia Local | |
34.3 Efeito da Alcoolemia | |
35. Fisiopatologia: Lesões Encefálicas Traumáticas | |
35.1 Lesões Encefálicas Traumáticas: Lesões Primárias | |
35.2 Lesões Encefálicas Traumáticas: Lesões Secundárias | |
36. Fisiopatologia: Mecanismos do Trauma | |
36.1 Mecanismos do TCE: Forças de Contato | |
36.2 Mecanismos do TCE: Forças Inerciais | |
37. Fisiopatologia: Hipertensão Intracraniana | |
37.1 Fisiopatologia: Hipertensão Intracraniana | |
38. Lesões Encefálicas Traumáticas Difusas | |
38.1 Concussão Cerebral | |
38.2 Lesão Axonal Difusa | |
38.3 Hemorragia Subcracnóide Traumática | |
38.4 Hemorragia Ventricular Traumática | |
39. Lesões Encefálicas Traumáticas Focais | |
39.1 Contusão Cerebral | |
39.2 Hematoma Extradural | |
39.3 Hematoma Subdural Agudo | |
39.4 Hematoma Subdural Crônico | |
39.5 Lesões por Projéteis de Arma de Fogo | |
39.6 Radiologia Prática: Qual o Diagonóstico? | |
40. Prognóstico | |
40.1 TCE Grave | |
40.2 Fatores Epidemiológicos do Prognóstico | |
40.3 Fatores Clínicos do Prognóstico | |
41. Revisão de Anatomia Normal | |
41.1 Lobos Cerebrais | |
41.2 Correlação Crânio-Cerebral | |
41.3 Lobo Frontal | |
41.4 Lobo Parietal | |
41.5 Lobo Temporal | |
41.6 Lobo Occipital | |
41.7 Lobo da Ínsula, Diencéfalo e Núcleos da base | |
41.8 Sistema Ventricular | |
42. Correção Anatomia Normal X Imagem | |
42.1 Correlações Anátomo-Radiológicas no Plano Axial | |
42.2 Correlação Crânio-Cerebral | |
42.3 Lobo Frontal | |
43. Localização Topográfica das Lesões |
O que nossos assinantes acharam? (1725)
Excelente introdução, pois já deixa claro o objetivo do curso : capacitar estudantes de medicina e futuros médicos generalistas a não negligenciar situações clínicas básicas!
quando ao tratamento de mal de parkinson não vem especificado,assim como a sua prevenção
Dicas muito úteis e avaliação neurológica bem direcionada para a nossa prática.
A aula nos trás conceitos importantes para o conhecimento da avaliação neurológica do paciente e também a avaliação exame topográfico.
Forma pejorativa ao se referir aos colegas da Estratégia da 'saúde da familia (generalistas)
Essa aula é muito importante para o examinador pois fornece embasamento para que não possamos negligenciar o melhor atendimento que o paciente precise.
Excelente didática e os recursos gráficos estão bem feitos : ilustrativos, coloridos. O som está bom, mas não está ótimo!
Muito bom saber sobre a somatotopia, e entender onde fica o comando da área motora, sensitiva, de linguagem.
percebe-se a importância do exame neurológico para que se possa localizar a lesão, partindo da falta de reflexo do paciente.
Aula apresenta linguagem acessível além da didática espetacular, sendo organizada de forma cronológica facilitando a consolidação do conhecimento
Esta aula sobre a avaliação física do músculo do cliente, inspeção, palpação, tônus muscular e classificação da força motora foi muito didática para a prática no atendimento.
Excelente aula. Fica claro a demonstração da técnica correta de se testar os reflexos e a importância de se saber qual segmento medular é correspondente a determinado reflexo. Obrigação de todo médico generalista saber disso.
Aula bem explicada sobre testes dos reflexos, lesão anterior ou posterior e suas alterações. Hiperreflexia/hipertonia x arreflexia/ hipotonia, alteração no clonus
Os Reflexos nos permitem avaliar a localizar da lesão na medula central.
vou precisar repetir esta aula, várias vezes para assimilar por completo
Preciso repetir esta aula frequentemente... Tenho esclerose múltipla, sendo a diplopia o sintoma inicial do diagnóstico
Aulas sensacionais! Mas essa foi ainda mais! MT feliz de ter encontrado esse curso rapido!
o áudio está com baixa qualidade e possui um ruido que atrapalha a concentração
Muito tempo investido em vídeos de cirurgias que não acrescentam ao generalista.
Os primeiros 6 minutos se referem à aula anterior. Os tópicos estão desorganizados.
Aula muito boa porém problemas no áudio em alguns momentos e imagens parcialmente cortadas principalmente em baixo
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